O próximo eclipse lunar parcial ocorrerá no dia 17 de setembro e poderá ser visto no Brasil. O fenômeno também será visível em outras regiões, incluindo o restante da América, África, Ásia Ocidental e Europa. Nesse mesmo dia, uma superlua será observada, proporcionando um espetáculo astronômico ainda mais especial.
Durante um eclipse lunar, o Sol, a Terra e a Lua se alinham, fazendo com que a sombra da Terra seja projetada sobre a Lua. A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que existem dois tipos de sombra: a penumbra, que é mais clara, e a umbra, que é mais escura. “Quando a Lua entra na umbra, ocorre o eclipse parcial. Se a Lua estiver completamente na umbra, o eclipse é total”, detalha a especialista.
No Brasil, o eclipse lunar parcial começará às 21h41 na região sudeste e terminará à 1h47 do dia seguinte. No mesmo dia, em 17 de setembro, ocorrerá a “Lua da Colheita”, uma superlua que será visível no céu. Este fenômeno é parte de uma série de quatro superluas que acontecem em 2024, com as próximas previstas para outubro e novembro.