Neste domingo (14), o papa Francisco afirmou que abdicar da liderança da Igreja Católica “é uma possibilidade”. Ele, porém, assegurou que atualmente essa ideia não está em seus pensamentos.
O religioso participou de uma entrevista com o jornalista Fabio Fazio no programa Che Tempo Che Fa. Ele respondeu ao anfitrião, que lhe perguntou sobre seu estado de saúde, afirmando que “continua vivo”.
“Não é uma reflexão, nem uma inquietação, nem um desejo, mas uma alternativa disponível para todos os Papas. Contudo, neste momento, não está no cerne dos meus pensamentos. Enquanto mantiver o desejo de servir, persistirei”, analisou o pontífice, que participou do talk show de maneira remota.
O líder da Igreja Católica acrescentou que “será necessário considerar” a possibilidade de renúncia se a circunstância se alterar no futuro. Aos 87 anos, o papa Francisco celebrou uma década de pontificado e enfrentou um 2023 bastante dinâmico. Enquanto participava de um sínodo e realizava cinco viagens, o religioso teve que superar alguns problemas de saúde.