Michelle Bolsonaro – a única ex-primeira-dama do país que o povo não esquece – postou uma enquete no Instagram, nesta terça-feira (30), com uma pergunta incentivadora a críticas dos dois lados. A jornalista Daniela Lima, do Grupo Globo, seria “mau-caráter”, “desonesta”, “travestida de jornalista” ou “todas as opções”. Aguardem a reação de petistas e jornalistas da canhota, hoje, nas redes. O resultado foi 73% todas as opções.
Início da reação
Advogados do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), do Rio de Janeiro, divulgou nota para negar que ele tenha tido acesso a “qualquer informação” da Abin – a nova cortina de fumaça do consórcio STF-Lula que motivou, inclusive, a operação da PF no início da semana, em Angra dos Reis (RJ). O super ministro Alexandre de Moraes, dono do inquérito, autorizou.
Trocas na Abin
A troca de chefias e pessoas em cargos importantes da Abin começou uma reação do setor, ontem, com a divulgação de uma carta aberta de funcionários da agência, endereçada a Lula. Eles criticam as mexidas, como a demissão do número 2, Alexandre Moretti, apontado como braço de Jair Bolsonaro no órgão, ontem. Pedem também a criação de uma vara especial para autorizar ações de inteligência.
Salvo pelo indicador
O número 1 da agência, Luiz Fernando Correia, estava na lista dos dispensáveis, mas foi salvo da canetada de Lula por ser uma indicação política do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Interessado
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que usa a sala da Presidência do Senado, enviou ao STF um pedido dos nomes de políticos que teriam sido espionados pela Abin durante o governo Bolsonaro, como sustenta Alexandre de Moraes e a tropa de choque do governo. Ele mesmo seria um.
Fim do foro privilegiado
Senadores de oposição a Lula se reuniram com Pacheco para entregar uma lista de pautas prioritárias do grupo no Legislativo. Uma delas é o andamento da PEC que acaba com o foro privilegiado – mecanismo que mantém no STF todas as investigações contra políticos e governantes de Brasília. Pacheco, que não faz nada sem negociar, não respondeu nem que sim nem que não.
Copom
O Copom (Comitê de Política Monetária, do Banco Central, cedeu às pressões do Planalto e reduziu pela quinta vez seguida a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, em meio ponto percentual. Com isso o valor atual cai para 11,25% ao ano. Com isso, o país passa a oferecer juros menores em empréstimos ao mercado financeiro, numa clara tentativa de frear o endividamento do país, promovido por Lula, com a gastança desenfreada.
Contra o MBL
O Movimento Brasil Livre – que ainda se mantém na oposição a Lula, apesar de seu viés esquerdista – virou alvo de ameaças, agressões e roubos. Ontem, a casa da coordenadora Amanda Vettorazzo, em São Paulo (SP), foi invadida por criminosos, que renderam sua mãe e uma para roubar apenas documentos. Nenhum objeto de valor foi levado. Estranho, não é? Ninguém foi preso.
Advogado de Haddad
O ministro Fernando Haddad (da Arrecadação) pode dormir mais tranquilo. O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PT-PR), disse ao portal Poder360 que vai defender o colega de críticas de petistas contra seu trabalho no séquito de Lula.
Começou bem
O STF voltou ao trabalho, nesta quarta-feira (31), depois de 40 dias sem sessões. E a primeira teve na pauta o julgamento de uma ação que questiona a lei dos “casamentos” por união estável, movida por uma idosa de 72 anos que não aceita dividir bens com um ex-marido, da mesma idade, com quem se casou aos 70. Comente esta notícia no perfil do RN no Facebook.
Velório-comício
O PT aproveitou a solenidade de homenagens ao falecido embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ontem, no Itamaraty, para atacar Bolsonaro – novidade para zero pessoas. É que Guimarães não escondia de ninguém seu apreço pelo ex-presidente, apesar de filiado ao PT. A família dele deixou a solenidade sem falar com Lula e ninguém de seu reinado.
Toc-toc-toc amigo
André Janones (Avante-MG) será alvo de chacotas do setor de propaganda de Lula quando a PF bater em sua porta, no caso das rachadinhas, como fez com a operação da PF contra Carlos Bolsonaro?
A PF de Dino
O inquérito da PF contra o deputado André Fernandes (PL-CE) – revelado ontem – para investigar se ele mentiu na autodeclaração racial do TRE de seu estado, levanta comparação com caso idêntico que envolve Flávio Dino. Ao contrário de Dino, que é branco mas lacra de nego, Fernandes não usa a cor da pele na política e se declarou branco. Outra diferença é que Dino não será intimado a se explicar.
FRASE
De Sérgio Camargo – @CamargoDireita -, sobre a travada de um jornalista da RBC, na segunda-feira (29), ao ler a capa do jornal Zero Hora em que a manchete era a do rombo de R$ 230 bilhões no primeiro do governo de Lula. Veja o vídeo em https://l1nk.dev/JornalismoQuePassaPano
‘Vamos dar uma olhada nas capas dos jornais. Não, pera! Essa não, o Lula não gosta. A gente já volta com as capas certas….’
Militância escancarada! 😅😂 * Grupo RBS, do Rio Grande do Sul, filiado à…. Globo!