A dubladora Fernanda Ribeiro, de 18 anos, viralizou nas últimas semanas após mostrar nas redes sociais alguns dos personagens da Disney que têm a sua voz na versão brasileira. Em um vídeo exclusivo enviado ao “A Tarde é Sua”, ela relata que sofreu ataques racistas de pessoas que duvidaram do seu trabalho.
“Quis mostrar isso na minha rede social, porque muita gente não me conhecia e repercutiu de um jeito que eu não imaginava. Recebi algumas mensagens que não foram tão boas, fui atacada e também vieram vários comentários maldosos. Fiquei muito triste, porque não imaginava que as pessoas iriam chegar a duvidar, me julgar e falar que não era eu que tinha feito aqueles trabalhos por causa da minha cor de pele”, disse Fernanda.
A dubladora também desabafou sobre os comentários racistas: “Acho que a gente tem que lutar contra isso, porque não é normal isso acontecer. Por que eu que sou negra não posso ter dublado personagens da Disney tão maravilhosos e grandes? Fiquei realmente muito chateada, mas tive o apoio e carinho de muita gente, isso foi o que amenizou a minha tristeza”.
Após viralizar, Fernanda chegou a fazer um novo vídeo em sua rede social para rebater os críticas em que mostra o comprovante de que ela dublou a Rapunzel criança no filme Enrolados (2010).