segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Dose de vacina contra HPV pode prevenir câncer de colo do útero

Uma única dose da vacina para HPV parece ser tão eficaz na prevenção de câncer de colo do útero quanto as três doses recomendadas para vacinação. Essa é a conclusão…

Uma única dose da vacina para HPV parece ser tão eficaz na prevenção de câncer de colo do útero quanto as três doses recomendadas para vacinação. Essa é a conclusão de um estudo publicado dia 09 de junho na revista The Lancet Oncology, desenvolvido por pesquisadoras da Escola de Medicina na Universidade de Louisville (EUA).

Para chegar aos resultados foram analisados dados de dois grandes ensaios clínicos da vacina Cervarix, de maneira a comparar a eficácia de uma, duas ou três doses da vacina para HPV. Nos ensaios, mulheres foram escolhidas aleatoriamente para receber três doses de Cervarix ou uma vacina de controle. Testes de acompanhamento foram feitos para avaliar a eficácia da vacina em todas as mulheres durante um período de quatro anos.

A análise determinou que a proteção de uma dose é semelhante a alcançada pelas três doses da vacina quando se trata de câncer de colo do útero.

De acordo com as cientistas, essa pode ser uma boa notícia, levando em conta o fato de que quase dois terços das pessoas que recebem a primeira vacina contra o HPV não voltam ao hospital ou posto para receber as duas doses seguintes. Entretanto, elas afirmam que esse não deve ser um pretexto para evitar as duas últimas doses da vacina, uma vez que outras complicações pela infecção do HPV podem ocorrer.

Mundialmente, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais comum em mulheres. Os vírus HPV dos tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos mundiais desse tumor.

Notícias relacionadas