Permitir que cães durmam na cama pode ser prejudicial à saúde, segundo a médica britânica Deborah Lee, da Farmácia Online Dr. Fox. Os pelos e as caspas dos animais, que são minúsculos flocos de pele, podem desencadear reações alérgicas em humanos.
Quando inaladas, essas partículas podem causar rinite alérgica, dermatite, urticária e sintomas de asma. “Quando você respira as partículas de caspa de animais em seus pulmões, as células imunológicas do seu corpo reconhecem o antígeno do cão ou gato como uma substância estranha que representa uma ameaça à sua saúde. Como resultado, uma reação inflamatória é iniciada, e um anticorpo chamado Ig E é liberado”, explicou a médica.
“Células chamadas mastócitos liberam histamina, que causa contração do músculo liso, fazendo com que as vias aéreas se contraiam, o que significa que você não consegue colocar tanto ar nos pulmões. A histamina também causa um aumento nas secreções brônquicas e inchaço”, acrescentou.
Além disso, outro risco associado ao hábito de dormir com animais na cama são as pulgas, que podem ser transmitidos dos animais para os humanos. Segundo pesquisas, 86% dos cães e 32% dos gatos são portadores de Enterobacteriaceae, que inclui salmonela, E. coli e shigella.