Donald Trump foi eleito presidente dos EUA, marcando seu retorno à Casa Branca após quatro anos fora do cargo. A vitória foi comemorada pelo republicano como um “mandato sem precedentes”, conforme disse durante discurso na Flórida, acompanhado de seus apoiadores. Com 277 votos no Colégio Eleitoral e liderança no voto popular, Trump desbancou a adversária Kamala Harris em uma eleição histórica.
O retorno de Trump ao poder representa uma guinada à direita na política americana. Pesquisas indicam que ele aumentou seu apoio entre eleitores negros e latinos, especialmente jovens. O partido republicano também ampliou seu controle no Senado, com 51 assentos, e espera manter a maioria na Câmara, um cenário desfavorável para os democratas.
O bilionário conseguiu importantes vitórias em estados-pêndulo e foi o primeiro republicano a conquistar o voto popular desde George W. Bush, em 2004. Na Flórida, ele reverteu a preferência pela região de Miami para o Partido Republicano, algo que não ocorria desde 1988. Até em estados tradicionalmente democratas, como Nova York, Trump obteve resultados melhores que nas eleições anteriores.
Discurso na Flórida
Durante discurso na madrugada desta quarta-feira (6), na Flórida, Trump agradeceu o apoio do público, da família e dos amigos, classificando a própria conquista como o “maior movimento político de todos os tempos”. “Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América”, disse.
O contexto de retorno de Trump é inédito, sendo o segundo presidente na história dos EUA a conquistar um segundo mandato após ter sido derrotado. Somente Grover Cleveland, no século XIX, conseguiu o mesmo feito. Agora, Trump será lembrado como o 45º e 47º presidente dos EUA.
Em sua fala, o republicano enfatizou a intenção de fechar as fronteiras, esclarecendo que não irá impedir a entrada de pessoas no país, desde que de forma legal. Segundo Trump, “E agora vamos chegar a um novo nível de importância, porque vamos ajudar nosso país a se curar. Nosso país precisa de ajuda urgente”.
A vitória do republicano também teve grande impacto internacional, especialmente entre países europeus que se preocupam com a postura de Trump em relação à OTAN. Trump já afirmou que os EUA contribuem demais para a aliança, o que coloca a Europa em estado de alerta devido à ameaça russa.
Trump anunciou ainda o novo slogan de sua gestão: “Promessas feitas serão cumpridas”, e prometeu reverter a situação econômica dos Estados Unidos, com medidas para reduzir o déficit do governo e cortes de impostos, visando uma “volta por cima” nos indicadores econômicos.