O dólar comercial continua hoje (18) em queda. As 10h10, a moeda norte-americana estava cotada a R$ 3,619, um recuo de 0,95%. O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, abriu em alta e há pouco estava com 0,28%, com 50.285 pontos.
Ontem (17), a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subiu quase 7% e o dólar teve a maior queda percentual diária em quatro meses. O dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 3,653, com queda de 2,29%. O Ibovespa, índice da Bolsa de São Paulo, fechou o dia com alta de 6,6%, aos 50.914 pontos.
Em meio à queda do dólar, o Banco Central (BC) também anunciou, ontem, que diminuirá as intervenções no câmbio em 25%. Nos últimos meses, o BC vinha rolando 100% das operações de swap cambial, como são chamadas as vendas de dólares no mercado futuro, fazendo leilões diários para trocar os contratos prestes a vencer por novos contratos que vencem mais tarde. Agora, o percentual caiu para 75%.
A decisão ajudará o BC a reduzir os prejuízos com as operações de swap cambial e melhorar as contas públicas. Isso porque os resultados das vendas de dólares no mercado futuro são incorporados aos juros da dívida pública.