O Prof. Dr. Alexandre da Silva de Paula e a Profa. Ma. Raquel Martins Sartori, em parceria com a especialista em Docência no Ensino Superior Ludmila Fernanda Domingues Pereira, publicaram, recentemente, um artigo no periódico Plures Humanidades.
Intitulado “A (Des)Construção do preconceito Linguístico no ensino superior”, o trabalho aborda como ensino superior reproduz fronteiras entre as variantes linguísticas, a fim de valorizar o potencial da aprendizagem de todos dos alunos.
“O trabalho foi desenvolvido a partir da monografia de especialização da Ludmila, na UNIFEV. O tema é muito atual, pois, cada vez mais, a diversidade cognitiva e linguística destaca-se nas salas de aulas, trazendo vários desafios para os docentes que precisam potencializar a capacidade de aprendizagem dos discentes, independente das incorreções no uso da norma culta”, explicou o Prof. Dr. Alexandre.
Ainda de acordo com o docente, a pesquisa contribui para romper com estereótipos e estigmas sobre o desempenho dos discentes, sinalizando que o público que frequenta as instituições de ensino superior tem competência para aprender e adquirir os conceitos científicos”, contou o docente de Paula.
Para conhecer o conteúdo do trabalho, basta acessar o site: http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/issue/current