O Prof. Me. Anderson Bençal Indalécio, em parceria com as egressas do curso de Educação Física da UNIFEV Gabriela Aparecida Rodrigues Trindade, 25 anos, e Nathalia Aparecida Montanhine dos Santos, 22 anos, publicaram, recentemente, um artigo na revista internacional Lecturas: Educación Física y Deportes, da Argentina.
A pesquisa intitulada “Análise sobre a obesidade em adolescentes e os reflexos na prática da Educação Física escolar” teve o objetivo de avaliar o comportamento do aluno com obesidade nas aulas da disciplina, com foco nas atividades propostas pelo professor e o seu relacionamento com os colegas de classe.
“O estudo é fruto do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e retrata nossas experiências. Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) pudemos conviver com essa realidade em duas escolas de Votuporanga e transformamos as análises em projeto. Estamos orgulhosos pela conquista, e agradecidos pelo apoio da Instituição e de todos os docentes do curso”, contou Nathalia.
De acordo com o docente e orientador da pesquisa, o tema discutido é de extrema relevância e muito comum no cotidiano das escolas brasileiras. “A obesidade infantil não é uma questão somente física. Com esse problema, surgem outros ainda maiores, principalmente, em relação ao comportamento da criança. É um assunto que não deve ser ignorado e, sim, questionado”, finalizou Anderson.