domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Docente da UNIFEV participa de Seminário sobre o HIV/Aids

O médico psiquiatra e docente da UNIFEV José Rubens Naime representou a Instituição no último dia 30 de novembro, durante o 1º Seminário de Vigilância, Prevenção e Controle do HIV/Aids,…

O médico psiquiatra e docente da UNIFEV José Rubens Naime representou a Instituição no último dia 30 de novembro, durante o 1º Seminário de Vigilância, Prevenção e Controle do HIV/Aids, promovido pela Comunidade São Francisco de Assis.

O evento, realizado na sede da entidade, no bairro São João, teve o objetivo de homenagear o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro.

A abertura do Seminário contou com a palestra de Léa Bagnola Macedo, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Votuporanga, que explanou sobre os avanços da Aids no Brasil. Por sua vez, Naime levou aos presentes considerações sobre a área da Psiquiatria e a incidência da doença.

Na sequência, os profissionais e egressos da UNIFEV Leandro Fiorentino (assistente social) e Paulo Francisco da Silva (psicólogo) abordaram os temas Aids sem preconceito – convívio social e Atenção psicossocial para os portadores do vírus HIV/Aids, respectivamente.

1º DE DEZEMBRO
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial da Saúde (MAS), em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

Notícias relacionadas