A docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV Profa. Dra. Terezinha de Oliveira Gonzaga participou, no dia 14 de novembro, do Encontro Estadual dos Arquitetos do Estado de São Paulo, no Paço das Artes, na capital. O evento é organizado pelo Sindicato dos Arquitetos de São Paulo e teve como tema: Os desafios da crise urbana e a busca de soluções.
O encontro foi composto por 10 mesas de debates com conteúdos relacionados ao Direito à Cidade e Habitação e diversas atividades paralelas, como visitas guiadas, exibição de filmes, exposições artísticas e fotográficas, oficinas práticas e stands de orientação ao profissional e lançamento de livros.
A docente foi um dos destaques da 6ª mesa e abordou o assunto: Se esta cidade fosse minha. O lugar da mulher no espaço urbano. Ela dividiu o espaço com a Profa. Dra. Angela Araújo, do Núcleo de Estudos de Gênero “Pagú”, da Unicamp-SP.
O conteúdo tratado nesse dia teve o relato da tese de doutorado defendida pela professora, em 2004, e publicada em 2011: “A Cidade e Arquitetura também mulher”. A pesquisa documentou as propostas da população de mulheres para políticas públicas urbanas e para projetos arquitetônicos.
“Uma das atitudes que deve ser revista pelas gestões de cidades é que a comunidade não deve ser tratada nos Planos, Programas e Projetos relacionados ao desenvolvimento urbano e habitacional como mais um elemento que compõe a complexidade das cidades ou do grupo familiar. É necessário que seja compreendido que a população possui uma diversidade de classe social, gênero, orientação sexual, raçaetnia e geracional”, contou.
A docente da UNIFEV sugeriu, então, que as metodologias do planejamento urbano e dos projetos de arquitetura devam considerar essas diferenças e que sejam encaminhadas para a Comissão de Ensino do Conselho de Arquitetura e Urbanismo nas discussões dos currículos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo.