A docente da UNIFEV Profa. Dra. Laura Fernanda Cimino concluiu, recentemente, estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O projeto, financiado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes), abordou o tema “Os regimes de visualidade da imagem-midiática: do espetáculo às imagens técnicas” e contou com a coordenação do Prof. Dr. Michael Manfred Hanke.
O Pós-Doutorado teve como objetivo principal o estudo da obra do filósofo tcheco “Vilém Flusser” (1920 -1991). O estudo buscou o aprofundamento em determinadas questões relacionadas à teoria da imagem, especificamente, aquelas realizadas pelo autor. Flusser foi um dos primeiros a investigar as consequências da introdução das tecnologias da informação e da comunicação, no âmbito cultural, no final do século XX. Segundo ele, tais mudanças configuram uma sociedade pós-histórica comandada pelas imagens técnicas.
De acordo com Cimino, é indissociável a relação ensino e pesquisa. “A prática da pesquisa é responsável por uma postura curiosa e menos explicativa do professor, que transforma a sala de aula num espaço de experimentação e, sobretudo, invenção do conhecimento. Nesse sentido, tanto o estágio no Programa de Estudos da Mídia quanto às pesquisas que desenvolvi junto ao meu grupo da PUC-SP são vitais”, finalizou.