domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Docente da FEF é destaque em congresso na Escócia

A pesquisadora Aline Mara de Oliveira Vassoler, doutoranda em Estudos Linguísticos pela Unesp de São José do Rio Preto participou do Congresso Internacional Ultrafest VI, realizado de 6 a 8…

A pesquisadora Aline Mara de Oliveira Vassoler, doutoranda em Estudos Linguísticos pela Unesp de São José do Rio Preto participou do Congresso Internacional Ultrafest VI, realizado de 6 a 8 de novembro na Queen Margaret University em Edinburgh, na Escócia.
Com a participação de pesquisadores de diversos países, o congresso que acontece a cada dois anos, teve como objetivo reunir estudos sobre a análise da produção de fala por meio do ultrassom.

Há dez anos, pesquisadores de todo o mundo vêm desenvolvendo estudos sobre o uso do aparelho como um mecanismo de análise da fala, em aspectos normais ou patológicos.

“Muitos países já utilizam esse método clinicamente. Nos Estados Unidos, esse tipo de aparelho é comum dentro da clínica fonoaudiológica, o que não acontece no Brasil”, esclarece Aline.

O Ultrafest VI reuniu pesquisadores de diversos países, entre eles o Brasil, que foi representado pela professora Aline Mara de Oliveira Vassoler e outros três estudiosos. “No meu trabalho, “Investigação de coordenação gestual na produção de encontros consonantais em crianças com desenvolvimento típico e linguagem desviante”, eu busco analisar com o auxílio do ultrassom, a fala de crianças que apresentam redução consonantal. Ou seja, ao invés de falarem prato, dizem pato”, explica Aline.

Na opinião da pesquisadora, em breve, o Brasil começará a utilizar o ultrassom como auxiliador das análises de fala. Segundo ela, a técnica apresenta ganhos terapêuticos significativos.

Atualmente, Aline Mara de Oliveira Vassoler integra o corpo docente do curso de Fonoaudiologia da FEF.

Notícias relacionadas