domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Doação de órgãos e transplantes são discutidos durante Simpósio

O curso de Medicina da UNIFEV, por intermédio da Liga Acadêmica de Transplantes de Tecidos e Órgãos (Latto), e a Santa Casa de Votuporanga, promoveram, na noite da última quarta-feira…

O curso de Medicina da UNIFEV, por intermédio da Liga Acadêmica de Transplantes de Tecidos e Órgãos (Latto), e a Santa Casa de Votuporanga, promoveram, na noite da última quarta-feira (dia 31), o IV Simpósio de Doação e Transplantes de Órgãos. O evento foi realizado na Câmara Municipal e reuniu estudantes e profissionais da saúde.

O encontro teve como principal intuito a conscientização dos participantes, apresentando a realidade e os desafios enfrentados diariamente na área, desde a captação de órgãos, até o procedimento cirúrgico.

Na ocasião, foram convidados para discorrer sobre o tema, a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa, Kelly Trindade Almeida, e profissionais do Hospital de Base, como o coordenador da Organização da Procura de Órgãos, Dr. João Fernando Picollo, o psicólogo do Transplante, Valdir Junior, o médico-cirurgião Dr. Márcio Pimentel e o fisioterapeuta Leandro Gomes.

Segundo o presidente da Latto, Pablo Gurther, o encontro promoveu a abordagem multiprofissional, necessária para desempenhar um serviço de qualidade nesse segmento. Ele afirma, ainda, que o evento proporcionou uma abrangência mais ampla sobre o funcionamento do setor, assim como a troca de experiências.

“O projeto inicial da Liga é ser parceiro da Santa Casa, já que o hospital realiza a captação de órgãos. Temos o objetivo de abordar o assunto no dia a dia, junto à comunidade, para que, dessa forma, possamos conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância da doação”, disse.

Kelly também destacou a importância do Simpósio. “A conscientização da população é primordial para que a captação de órgãos ocorra de fato. Queremos propor discussões, envolvendo diversos profissionais que atuam no processo para trocarmos experiências”, afirmou.

Notícias relacionadas