domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Distrito Industrial gera mais de 2 mil empregos diretos em Valentim Gentil

Empresas de diversos ramos de atividade instaladas em cinco distritos industriais de Valentim Gentil geram mais de 2,2 mil empregos diretos, segundo levantamento do Departamento Municipal de Indústria, Comércio e…

Empresas de diversos ramos de atividade instaladas em cinco distritos industriais de Valentim Gentil geram mais de 2,2 mil empregos diretos, segundo levantamento do Departamento Municipal de Indústria, Comércio e Turismo em parceria com a Associação Comercial e Industrial da cidade. O número corresponde a 39% da população economicamente ativa do município, estimada em 5,6 mil pessoas.

O estudo também apontou o ramo de fabricação de móveis de madeira como responsável por 59,6% do nível de empregabilidade do polo industrial do município, seguido da fabricação de móveis tubulares, com 18,70%. Os outros ramos de atividade são aparelhos de ginástica, abrasivos, cartonagem, equipamentos agrícolas, plástico, móveis de escritório e decoração, química, estofados, terceirização e estamparia. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 800 pessoas trabalham no setor de comércio e prestação de serviços.

De acordo com o censo particular realizado pela Prefeitura, Valentim Gentil tem hoje 10.428 habitantes, dos quais 2.623 são menores de 18 anos; 1.110 possuem mais de 65 anos; e 1022 são trabalhadoras do lar, representando, no total, 45,6% da população da cidade. Segundo o levantamento, o nível de desemprego no município é de 4,86% da população economicamente ativa. O índice pode ser considerado pequeno se comparado à taxa nacional, que está em 8%.

Segundo o prefeito Adilson Segura, o governo municipal se movimenta para atrair novas empresas para Valentim Gentil. A expectativa é gerar cerca de 200 novos empregos até o próximo ano, além de diversificar o ramo de atividades da indústria. Acrescenta que os jovens estão sendo preparados para o mercado de trabalho através de capacitação ministrada em parceria com a Associação Comercial e Industrial.

Complementa que tramita no Governo do Estado pedido para instalação de cursos descentralizados da Escola Técnica Estadual (ETEC) na cidade. “Investir na qualificação do trabalhador valentim-gentilense é garantir a auto-sustentabilidade da economia interna”, afirma o prefeito.

Notícias relacionadas