Começou a funcionar hoje o “Disque-denúncia eleitoral 2012″. A ferramenta é resultado de um termo de Cooperação Técnica “Via Rápida para a Cidadania” firmado entre o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Procuradoria Regional Eleitoral, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e o Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) relativo a implementação do “disque denúncia eleitoral” para as eleições de 2012.
De acordo com a Procuradoria Regional Eleitoral, o disque-denuncia disponibiliza um call center à população que poderá fazer as denúncias de irregularidades eleitorais de todo o Estado de São Paulo. As informações serão encaminhadas ao promotor eleitoral com atribuição para atuar no caso.
E o novo número já tem reclamações registradas de uso indevido de placas, faixas e adesivos constitui um terço do material de campanha irregular. Também denunciaram apelo eleitoral em campanhas institucionais nas páginas virtuais de prefeituras e a tão famigerada distribuição de brindes, camisetas, bonés e outros benefícios.
Relatos citam até supermercados envolvidos em esquemas de compra de votos, onde pequenas dividas de clientes de até R4 400 são saldadas em nome de politicos na tentativa de garantir votos.
A partir da notícia de irregularidade, será informado um número do protocolo ao cidadão e será identificada a Promotoria de destino, para que seja possível o acompanhamento das providências adotadas.
O telefone é o 0800-8810278 e funcionará de segunda a sexta, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 14h. As ligações são gratuitas.