Fernandópolis ficou mais arborizada em 2010 com o Disque-Árvore. O programa gratuito de plantio de mudas da Prefeitura teve início em fevereiro e já plantou mais de 1.000 árvores no município.
Moradores de 74 bairros já ligaram para o Disque-Árvore e fizeram seu pedido. Os bairros que mais solicitaram o serviço foram o Centro (130), Pôr do Sol (54), o Coester (46) e Bernardo Pessuto (41), Rosa Amarela (32) e o Paulista (32).
Para o plantio são utilizadas 22 espécies de árvores de pequeno, médio e grande. Entre elas estão a espirradeira, ipê-mirim, resedá, alfeneiro, árvore da china, acácia, jerivá, entre outros.
O serviço é gratuito. A população liga e a Prefeitura envia um técnico até a casa da pessoa para analisar a área e plantar a árvore adequada.
Antes é feito o corte do concreto da calçada e, após o plantio, são colocadas estacas de madeira para proteger a planta.
Por fim, o morador assina um termo de responsabilidade e recebe explicações de como cuidar da árvore.
Foi através de programas como o Disque-Árvore que a Prefeitura de Fernandópolis conquistou no último dia 17 de dezembro o selo Município Verde e Azul, do Governo do Estado.
A conquista também é resultado de outras ações da Prefeitura, através da Diretoria do Meio Ambiente, onde se destacam a Coleta Seletiva, Ecoponto, Conselho Municipal do Meio Ambiente e reestruturação de leis municipais no que compete a preservação ambiental.
Fernandópolis está entre os 143 municípios do Estado que receberam o certificado do projeto Município Verde Azul e foram reconhecidos pelo exemplo na área ambiental. O número equivale a 22% dos municípios paulistas. Passaram por avaliação 614 dos 645 municípios.
Para obter o certificado, o município apresentou soluções que variam entre o tratamento de esgoto, a redução de lixo, a arborização urbana, a recuperação da mata ciliar e a poluição do ar.
O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado.