sábado, 21 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Disputa na Câmara fica acirrada na reta final

Faltam apenas dois dias para as eleições da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O clima de disputa entre os três candidatos à presidência ficou ainda mais acirrado após o…

Faltam apenas dois dias para as eleições da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O clima de disputa entre os três candidatos à presidência ficou ainda mais acirrado após o debate realizado nesta segunda-feira. Disputam Aldo Rebelo do PCdoB, Arlindo Chinaglia, do PT e Gustavo Fruet, do PSDB. O atual presidente da casa e candidato à reeleição, Aldo Rebelo, defendeu sua candidatura e criticou a concentração de poderes nas mãos de um só partido – o PT.

Nada tenho contra os meus concorrentes. Principalmente contra aquele que é de um partido aliado, que é o Partido dos Trabalhadores. Não creio que, em nome da democracia e do equilíbrio dos poderes se deva dar ainda mais força e mais poder a um único partido. Não julgo prudente, não julgo equilibrado. Não julgo bom nem para a democracia, nem para o país, nem para o próprio partido dos trabalhadores, a concentração de tanto poder em suas mãos.

O candidato petista Arlindo Chinaglia rebateu as acusações e disse que o Partido dos Trabalhadores apoiou Aldo Rebelo nas últimas eleições à Presidência da Câmara, mesmo não sendo ele do PT.

Creio que ele não fez essa avaliação quando o PT retirou a sua candidatura, sendo a maior bancada desta legislatura, para apoiar você, que foi merecedor, que tinha uma bancada de nove deputados. Nós tínhamos mais de 80.

Gustavo Fruet, do PSDB disse que não é um candidato de oposição ou do governo, mas da Câmara.

Vamos passar períodos difíceis, de disputas internas, de tentativas de construção de um projeto hegemônico dentro da Câmara dos Deputados. Eu quero defender a Instituição. Eles são Governo, eu quero ser a Câmara.

Os três candidatos defenderam ainda o reajuste dos salários dos parlamentares de acordo com a inflação e o estabelecimento de um teto, além da votação da Reforma Política. As eleições para a presidência da Câmara dos Deputados acontecem na tarde da próxima quinta-feira. O mandato é de dois anos. Na ausência do presidente da república e do vice, o presidente da Câmara dos Deputados assume o cargo máximo do país.

Notícias relacionadas