sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Dispositivo impede que pais esqueçam crianças em carros

Noticias trágicas sobre a morte de bebês esquecidos em automóveis por seus pais geram perplexidade nas pessoas. Somente no último mês de dezembro foram dois casos de grande repercussão no…

Noticias trágicas sobre a morte de bebês esquecidos em automóveis por seus pais geram perplexidade nas pessoas. Somente no último mês de dezembro foram dois casos de grande repercussão no Brasil.

A boa notícia é que, se depender de uma nova tecnologia desenvolvida pela Intel, casos assim não mais se repetirão. A gigante norte-americana do ramo de computação desenvolveu um fecho eletrônico para cadeirinhas infantis, capaz de se comunicar com o celular dos pais, transmitindo informações sobre o enfivelamento do cinto da cadeirinha, a temperatura interna do carro e a quantidade de carga restante na bateria do próprio dispositivo.

Denominado “Smart Clip” (algo como fecho inteligente, em português), o sistema dispara um alarme no smartphone dos pais assim que estes se afastam mais que alguns metros do veículo.

Apesar da imensa utilidade do Smart Clip, a Intel afirmou que ele ainda está em fase de desenvolvimento e que não há data para lançamento.

Outra empresa que se dedicou a solucionar esse problema foi a Nasa, agência espacial norte-americana, que fez o protótipo de um dispositivo que detecta a presença de uma criança no carro e dispara um alarme numa espécie de chaveiro a ser levado pelos pais. O funcionamento é semelhante ao sistema da Intel, emitindo avisos sonoros assim que os pais se afastam do carro com a criança dentro. A NASA diz ter negociando a tecnologia com fabricantes de automóveis, mas que as conversas não prosperaram.

Notícias relacionadas