Policiais da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Votuporanga encerraram ontem as atividades ilícitas de dois indivíduos que comercializavam extintores falsificados na cidade. A ação policial ocorreu após denúncias anônimas que informaram que dois homens, vindos da capital, estariam pelo comércio local aplicando o golpe.
Cientes da informação, os policiais da Dise foram às ruas e conseguiram localizar Adilson Hipolito da Silva, de 45 anos e José Antonio Gonçalves Teixeira, de 55. Esse último, inclusive, era procurado pela Justiça por participação em roubo de cargas. Foi constatado que eles estavam prestando serviços de recarga de extintores em alguns locais na cidade. A investigação policial mostrou que os estelionatarios retiravam os extintores das empresas em que prestavam manutenção e dias depois devolviam os equipamentos para os clientes como se tivessem sido carregados, mas na verdade eram trocadas somente as etiquetas, com os prazos de validade atualizados e com selos do Inmetro (Instituto Nacional de Metrolologia) falsificados. A dupla foi indiciada por estelionato.
Os estelionatários utilizavam um automóvel Fiat Uno, preto, com placas CCX-6290 de São Paulo para efetuar visitas às vítimas. A suposta empresa de extintores se apresentava com o nome “Tekno Fire”. Na residência utilizada como base de operações em Votuporanga, foram encontrados dezenas de extintores, centenas de lacres, talões de notas fiscais em nome da empresa Tekno Fire, vérios materiais para a falsificação dos extintores e centanas de selos do Inmetro falsificados.
Os envolvidos irão responder pelo crime de Estelionato (Artigo 171 do Código Penal Brasileiro), sendo que José Antonio foi recolhido a Cadeia de Votuporanga devido a um mandado de prisão existente por roubo de cargas.