Um dirigível contratado pela São Paulo Futebol Clube caiu em um bairro de Osasco, na Grande SP, nesta quarta (25). Segundo o Corpo de Bombeiros, a queda ocorreu por volta das 12h06 e uma pessoa que estava na cabine foi socorrida com ferimentos leves pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
A aeronave participava de uma ação para o clube, que disputa as quartas de final da Conmebol Libertadores contra o Botafogo na noite de hoje, segundo a assessoria do São Paulo. O dirigível foi contratado de uma empresa para participar da ação e havia saído de Carapicuíba para um voo teste.
Além o Corpo de Bombeiros, equipes da Defesa Civil e da Enel, distribuidora de energia elétrica, também foram acionadas após o acidente. O dirigível caiu em cima de algumas casas na rua Sarah Veloso.
A ideia do clube era realizar o voo teste e colocar o dirigível para sobrevoar a região do Morumbis à noite. O São Paulo afirmou que já havia contratado a mesma empresa para fazer o serviço na final da Copa de 2023 e que não houve nenhuma intercorrência na ocasião. Em comunicado, o time disse estar “prestando todo o suporte necessário aos tripulantes e demais envolvidos”.
Algumas ruas foram fechadas na região onde o acidente ocorreu enquanto o Corpo de Bombeiros trabalha no local. A corporação aguarda uma ação da Enel para suspender a energia da área e então poder retirar a estrutura da aeronave.
O dirigível é do modelo ADS-3-3 (PR-ZAD) e recebeu o certificado da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para voar em dezembro de 2023. A Airship do Brasil, responsável pela aeronave, afirmou que toda sua equipe está em São Paulo para trabalhar no caso.