A Secretaria Municipal de Assistência Social oferece, nesta quinta-feira (20/1), uma palestra do dirigente da Federação Nacional da Pestalozzi, Marco Antonio Castilho Carneiro, que será voltada aos representantes de entidades assistenciais de Votuporanga.
A palestra será gratuita e terá início às 20 horas no auditório da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, que fica na rua Santa Catarina, 3747.
A Fenasp (Federação Nacional das Associações Pestalozzi) nasceu em 28 de agosto de 1970 e foi fundada pelas Associações Pestalozzi de Minas Gerais, do Estado do Rio de Janeiro, de Resende, de São Paulo e do Brasil, já que antes da criação da Fenasp, as Associações Pestalozzi existentes no País atuavam de uma forma isolada na assistência a pessoa com deficiência.
O crescimento da Federação foi-se dando de maneira rápida até atingir um atendimento integral no País, passando a congregar mais de duas centenas de organizações filiadas.
Hoje, a Fenasp constitui-se como uma verdadeira rede espalhada em todo o território nacional, fazendo-se sempre presente, numa contribuição efetiva, em toda e qualquer comissão ou evento onde o portador de necessidades especiais seja alvo.
A Fenasp tem como competência básica a integração de esforços numa obra de projeção nacional voltada para as medidas técnico-administrativas que tenham como finalidade a inclusão social da pessoa com deficiência.
Constituem seus preceitos básicos: o apoio técnico e financeiro às suas filiadas; a expansão das Associações Pestalozzi e congêneres, com a finalidade principal de aumentar o atendimento às pessoas com deficiência no Brasil e irradiar, para todo o território Nacional, a Política Pestalozziana de Educação e Amor; a luta, junto ao poder público federal, estadual, municipal e comunidades, por uma política justa para a pessoa com deficiência.
Tem tido relevante papel nos avanços da legislação quanto ao portador de deficiências, bem como a eficácia de suas ações motivou o fomento e criação dos mais importantes órgãos públicos voltados para o cuidado com a pessoa deficiente.
São exemplos a CADEMI, a CORDE, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, o CONADE, além de inúmeros órgãos de âmbito estadual e municipal.