Mesmo com a saída do deputado federal Geninho (União Brasil) para ser vice na composição com Rodrigo Garcia, um candidato a deputado pelo noroeste paulista terá de ter no mínimo 60 mil votos garantidos para pelo menos brigar pelas primeiras posições de suplentes.
Como o coeficiente eleitoral também deve ser alto, o candidato a deputado federal ainda terá de garantir os 20% votos, exigido pela legislação eleitoral. Um dos mais cacifados para garantir a vaga no Congresso Nacional é o atual deputado federal Fausto Pinato (Progressista).
Dificilmente um candidato será eleito com menos de 60 mil votos, tendo em vista o número de eleitores aptos a votarem nas cidades de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa de Sul, principalmente com a perda em votos em brancos e nulos.
O parlamentar vem de uma votação expressiva nas eleições de 2018 com pouco mais de 118 mil votos e neste ano, deve repetir as mesmas parcerias em diversas cidades do noroeste paulista para garantir o terceiro mandato.
Fausto Pinato, que mantêm um bom relacionamento com Carlão Pignatari (PSDB), Itamar Borges (MDB) e Analice Fernandes (PSDB), terá melhores chances no embate eleitoral, por apresentar resultados favoráveis por meio de emendas parlamentares destinadas a diversos setores da sociedade.
Afilhado do presidente da Câmara, Arthur Lyra, do qual mantêm estrita relação, Pinato libera muitos recursos para a Região Noroeste. A participação diretamente na conquista de recursos, sejam eles, estadual ou federal, fez diferença para diversos municípios, que deram seqüência a vários projetos, beneficiando diretamente a Saúde, Agronegócio, Educação, Esporte, Assistência Social e Infra-estrutura.