A Diretoria da Saúde de Fernandópolis está realizando o “teste da orelhinha” e “exame do pezinho” em bebês recém-nascidos.
Os exames são realizados de segunda, terça e quarta-feira das 13h às 17h, na Central da Saúde, que fica na Avenida Milton Terra Verdi, entre a Avenida Rio de Janeiro e Rua Espírito Santo.
Ambos os exames são gratuitos e importantes para a saúde do bebê. O “teste da orelhinha”, por exemplo, é responsável por medir a capacidade auditiva de recém-nascidos.
O exame é feito por meio de um aparelho que emite sons e capta se houve uma resposta da cóclea, a parte do órgão que transforma as vibrações sonoras em impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro. O bebê ouve esses estímulos sonoros por meio de uma pequena sonda colocada no ouvido.
Em 2010 foram realizados 200 exames; destes, apenas três bebês apresentaram anomalias e foram encaminhados para especialistas.
O “exame do pezinho” é fundamental na detecção precoce de vários tipos de doenças, evitando assim sequelas e problemas graves, como a deficiência mental e outros defeitos físicos.
O exame, realizado após a coleta de algumas gotas do sangue do calcanhar do bebê em papel filtro.
Em 2010 foram realizados 267 exames do pezinho através da Diretoria da Saúde.
SERVIÇO:
“TESTE DA ORELHINHA” e “EXAME DO PEZINHO”
Diretoria da Saúde
Avenida Milton Terra Verdi, 948, Tel:(17) 3465-0566
Dias: segunda, terça e quarta-feira das 13h às 17h