domingo, 15 de junho de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Diocese de Rio Preto é elevada a Arquidiocese pelo Papa Leão XIV

A Diocese de São José do Rio Preto foi elevada à categoria de Arquidiocese pelo Papa Leão XIV. A notícia foi publicada na manhã desta quinta-feira (22) no site oficial da imprensa do Vaticano. A nova Arquidiocese Metropolitana de Rio Preto será responsável por coordenar também as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, todas em São Paulo.

De acordo com a agora Arquidiocese de São José do Rio Preto, essa é a primeira Arquidiocese criada em todo o mundo pelo Papa Leão XIV nos primeiros dias de seu pontificado. Para celebrar este marco e o início do pontificado do novo Papa, uma missa foi realizada nesta quinta-feira na Basílica de Rio Preto.

Dom Antônio Emídio Vilar, que era o bispo diocesano, foi nomeado o primeiro arcebispo. Ele receberá o pálio das mãos do Papa Leão XIV em uma missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 29 de julho. Este será o primeiro encontro de Dom Vilar com o novo pontífice.

Na ocasião, Dom Vilar será revestido com o pálio na missa de instalação da nova Arquidiocese. A nova província eclesiástica foi desmembrada da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto. O arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, será o responsável por impor o pálio sobre Dom Vilar.

O Significado do Pálio

Conforme informações do Vatican News, o pálio é uma vestimenta litúrgica da Igreja Católica, feita de lã branca e usada sobre os ombros dos Arcebispos. Ele simboliza a missão pastoral do bispo e é uma prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, representando sua jurisdição em comunhão com a Santa Sé.

Perfil de Dom Antônio Emídio Vilar

Dom Antônio Emídio Vilar nasceu em 14 de julho de 1957, em Guardinha, distrito de São Sebastião do Paraíso (MG). Sua família se mudou para Batatais (SP) duas semanas depois.

Aos 11 anos, ingressou no seminário salesiano em Pindamonhangaba e, posteriormente, em Lavrinhas. Após o noviciado, professou como religioso salesiano em Pindamonhangaba. Entre 1981 e 1986, cursou bacharelado e mestrado em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma. Foi ordenado presbítero em 9 de agosto de 1986, na Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais.

Em 23 de julho de 2008, foi nomeado bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres (MT) e ordenado bispo em 27 de setembro de 2008, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo. Em 19 de janeiro de 2022, foi nomeado bispo de São José do Rio Preto, cargo que ocupava até a atual elevação da diocese.

Notícias relacionadas