O jornalista Diogo Forjaz afirmou ao canal Fator Político BR, nesta segunda, que a morte de Clériston Pereira da Cunha (foto), tem “digitais” do Poder Judiciário, Senado, Câmara, OAB e parte da imprensa pelo autoritarismo dos primeiros e a convivência dos últimos.
Vítima do autoritarismo
Clériston morreu na manhã desta segunda, no período de banho de sol, na penitenciária da Papuda, em Brasília (DF). Ele era uma das 1.300 vítimas do inquérito ilegal e absurdo dos atos de 8 de janeiro, instaurado pelo STF.
Advogado chora
Roda pelas redes sociais um vídeo em que o advogado Breno Azevedo, contratado pela família de Clériston, chora ao falar de sua morte.
Pedido de explicações
A imprensa destaca o pedido de explicações do ministro do STF, Alexandre de Moraes, à direção da Papuda, sobre a morte de Clériston. Não há uma publicação sequer, exceto os comentários de Rodrigo Constantino e de Augusto Nunes, da Revista Oeste, cobrando o ministro sobre o fim das prisões ilegais, determinadas por Moraes.
Caladão
Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos, não deu uma palavra sequer sobre a morte do empresário Clériston, pai de duas meninas e portador de doenças graves.
O freio
Os senadores devem votar hoje, em plenário, a PEC que reduz a zero as decisões monocráticas e os pedidos de vista nos tribunais, principalmente no STF. Nas regras atuais, apenas a canetada de um ministro da suprema justiça derruba, modifica ou paralisa decisões do Congresso Nacional inteiro, com 513 deputados e 81 senadores – todos eleitos pelo povo.
A gastança continua
Não são as viagens do casal real Lula e Janja que são símbolos da liberdade de torrar dinheiro público. Ontem, o Ministério da Igualdade Racial, da deslumbrada ministra Anielle Franco, anunciou gasto de R$ 8 milhões com frutíferos programas sociais destinados ao atendimento de pessoas vítimas de violência, principalmente mães e filhos pequenos.
Não é bem isso
A soma de recursos torrados pela pasta chega a R$ 10,1 milhões, incluindo os quase dois milhões que ela e assessores da pasta usaram para viajar dentro e fora do país, sem contar o custo de aviões da FAB.
Lula, o derrotado
O maior derrotado com a eleição de Javier Milei para a Presidência da Argentina, acredite, é o comunista Lula. Suas interferências da campanha, em favor do esquerdista Sergio Massa, deram totalmente errado.
Audiência zero
A live de Lula, no Youtube, teve mais uma marca sofrível de audiência, nesta terça. Apenas 100 pessoas assistiam o presidente, às 8h50, com 11 minutos no ar.
Bolsonaro em alta
O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou, nesta segunda-feira, que irá à posse de Milei, dia 10 de dezembro, em Buenos Aires. Aguarda-se a presença de Donald Trump.
Por vídeo
Lula participa hoje da Cúpula Virtual Extraordinária do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) sobre a guerra entre Hamas e Israel. O presidente comunista do Brasil deve reforçar que Israel deve paralisar os ataques, mesmo com a libertação parcial de reféns sequestrados pelo Hamas e pelas mais de 1.300 mortes causadas pelo grupo que ele não classifica como terrorista.
FRASE
De Bárbara Destéfani – @taoquei1 – sobre a morte de Clériston Cunha, na Papuda, em Brasília. Ontem, no X-Twitter.
“Cleriston, preso desde 8 de janeiro, com parecer favorável de soltura pela pgr há mais de 2 meses, faleceu na papuda. Eu só consigo pensar no cara que assassinou o fã da Taylor, que teve sua soltura decretada em audiência de custódia… A justiça no Brasil soa injusta. Cleriston não era bandido. Meus sentimentos para a família e amigos.”