Para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a ADERJ – Associação dos Deficientes Físicos da Região de Jales promoveu na manhã desta quinta-feira, 19 de setembro, o 9º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência.
O encontro começou com uma concentração na Praça João Mariano de, de onde partiu uma “caminhada” pela Avenida Francisco Jalles, retornando à Praça. Em seguida, os atendidos pela ADERJ, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição de Jales – APADA e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, acompanhados pelo presidente da ADERJ, Anísio Martins Ferreira Filho, seguiram para a sede da entidade, no Jardim do Bosque, para uma festa de confraternização em comemoração à data.
Participaram do evento a secretária municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, Maria José Leite – Zezé, que representou a prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice, o secretário de administração, Reginaldo Viota, a representante da Aderj, Cláudia Moreira Bardelotti, os delegados Charles Wiston de Oliveira e Altair Ramos Leon e o do gerente de relacionamento do Banco do Brasil de Jales, Paulo Godoy.
A caminhada e o encontro fizeram parte das atividades incluídas no Projeto Eficientes Diferentes que conta com patrocínio do Banco do Brasil, parceiro da ADERJ há cinco anos, sempre contribuindo para o desenvolvimento das suas atividades de inclusão social. Instituído pela lei nº 11.133/2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado para oferecer a toda a comunidade um momento de reflexão a fim de que movas iniciativas e ações concretas voltadas para esse tema possam ser implementadas.
“Quando mostramos a cara em um evento como esse as pessoas começam a nos enxergar e ver os nossos problemas. Queremos mudar a percepção das pessoas com relação às nossas dificuldades e por isso é importante nos mantermos unidos para buscar apoio às nossas causas”, disse Anísio.
A secretária de Desenvolvimento e Promoção Social, Zezé, disse que o poder público tem papel fundamental na luta da pessoa com deficiência, devendo contribuir e apoiar campanhas e iniciativas que garantam o direito das pessoas portadoras de necessidades especiais. “Esta é uma data muito recente e isso dá a dimensão do quanto ainda é preciso fazer para que o respeito às diferenças seja observado em nossa cidade. A prefeita Nice sabe de todas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas portadoras de deficiência e luta por projetos de inclusão social e que garantam acessibilidade. Quero dizer que, mais do que uma data, este dia representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema”.