quarta, 10 de junho de 2026

Dia Mundial Sem Tabaco: Ouroeste alerta para os riscos do cigarro e oferece apoio na rede pública

O Governo Municipal de Ouroeste, por meio da Secretaria de Saúde, aproveitou a passagem do Dia Mundial Sem Tabaco para reforçar um importante alerta à população sobre as graves consequências provocadas pelo consumo do cigarro e de outros produtos derivados do tabaco. A campanha busca conscientizar os moradores de que o tabagismo não é apenas um hábito, mas uma dependência que compromete a qualidade de vida e exige atenção médica.

As autoridades de saúde relembram que o uso contínuo dessas substâncias está diretamente associado ao desenvolvimento de uma série de doenças crônicas e fatais, incluindo diversos tipos de câncer, sérios problemas no sistema respiratório e complicações cardiovasculares, como infartos e derrames. Além disso, o alerta reforça que o fumo prejudica inclusive as pessoas que não fumam, já que os fumantes passivos — que convivem no mesmo ambiente e respiram a fumaça alheia — também correm sérios riscos de adoecer.

Diante desse cenário preocupante, a Secretaria de Saúde ressalta que cuidar do bem-estar e escolher um estilo de vida longe do cigarro é uma decisão que deve ser renovada todos os dias. Para aqueles que desejam largar o vício, o primeiro passo envolve a busca por informações corretas e, principalmente, por um acompanhamento profissional especializado, que aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento.

Como forma de incentivo e suporte à comunidade, o município orienta que qualquer cidadão que tenha dúvidas ou que precise de ajuda para parar de fumar procure o posto de saúde mais próximo de sua residência. As unidades de atendimento da rede pública municipal estão preparadas para oferecer acolhimento, orientações e o direcionamento necessário para que os moradores possam escolher respirar saúde e viver com muito mais longevidade.

Notícias relacionadas