sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Dia Mundial de Luta contra a Aids terá evento em praça

O dia 1º de dezembro é conhecido em todo o mundo como o “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”. E a Secretaria de Saúde e Higiene de São José…

O dia 1º de dezembro é conhecido em todo o mundo como o “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”. E a Secretaria de Saúde e Higiene de São José do Rio Preto, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, promove, nesta segunda-feira (1º/12), uma mobilização na Praça Rui Barbosa, das 9 às 17 horas.

Este ano, o tema adotado pelo Programa Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, é “Sexo não tem idade, proteção também não”. O slogan se dirige à população acima dos 50 anos, em especial aos homens.

As equipes do programa DST/Aids estarão na praça abordando a população na faixa etária específica, disponibilizando testes para HIV, sífilis e hepatites virais, além da distribuição de preservativos e materiais educativos.

De 1984 a 2008, Rio Preto registrou 3.513 casos de Aids, sendo 2.382 do sexo masculino e 1.131 do sexo feminino, na população a partir dos 13 anos. Deste total, 55% dos casos encontram-se na faixa etária de 20 a 34 anos; 33% entre 35 e 49 anos; 8% em pessoas com mais de 50 anos; e 3% em jovens de 13 a 19 anos.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, a assistente social Denise Gandolfi, o aumento no número de casos de Aids entre pessoas com mais de 50 anos oscila entre 6% e 14% dos casos notificados. No entanto, o tema deste ano, tem por objetivo reforçar que todas as pessoas, independente de sexo ou idade, são vulneráveis à doença.

Para Denise, vários são os fatores que tornam esta faixa etária mais vulnerável como, por exemplo, a falta de informação sobre a ocorrência de DST/Aids nesta fase, as dificuldades para o uso do preservativo devido fatores histórico-culturais, o direito a construção de novas relações afetivas, mas sem informação sobre o sexo seguro, as alterações hormonais com o advento da menopausa, tornando as paredes vaginais mais ressecadas, aumentando o risco de micro-ferimentos no ato sexual, a vergonha de obter e usar preservativos e o medo do julgamento moral da sociedade e da família, o surgimento dos estimulantes sexuais e o seu uso indiscriminado.

Ainda para marcar a data, o Programa Municipal de DST/Aids promove nos dias 3 e 4 de dezembro, a 1ª Jornada de Prevenção em DST/Aids de São José do Rio Preto. O tema será “O cenário atual da epidemia de HIV/Aids e os desafios para prevenção”.

A jornada é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene, Secretaria de Estado da Saúde e Conselho Municipal de Saúde. O evento acontece no Teatro da Unip, das 8 às 17 horas.

Notícias relacionadas