quinta, 9 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Dia histórico: Rumo e Prefeitura inauguram o segundo viaduto sobre linha férrea em Jales

Sete de janeiro de 2025 é uma data que entrou para a história de Jales. A concessionária responsável pela malha ferroviária, a Rumo e Prefeitura de Jales inauguraram na manhã…

Sete de janeiro de 2025 é uma data que entrou para a história de Jales. A concessionária responsável pela malha ferroviária, a Rumo e Prefeitura de Jales inauguraram na manhã desta terça-feira, 07 de janeiro, o segundo viaduto sobre a linha férrea denominado “Jornalista Deonel Rosa Júnior”. Uma obra de mobilidade urbana clamada há décadas pela população e que teve investimentos de cerca de 14 milhões, ligando o centro da cidade ao Jardim Aclimação.

O prefeito Luis Henrique Moreira participou da cerimônia de inauguração ao lado da primeira-dama Alziane Rossafa Moreira; da vice Marynilda Cavenaghi; do Deputado Federal Antonio Carlos Rodrigues; do presidente da Câmara Municipal, Bruno de Paula; dos vereadores Andrea Moreto, Elder Mansueli, Eliane Miranda Matsukawa, Fábio Kazuto, Francielle Villa Matos, Leandro Bigotto, Luis Especiato e Rivelino Rodrigues; da Coordenadora de Planejamento da Rumo, Silvia Zanchetta; dos representantes da Rumo, o Engenheiro de Obra, Marcos Paulo Santos Oliveira e o Fiscal, Lucas Andrade; do Chefe de Gabinete, José Angelo Caparroz Vieira, que respondeu pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública no ano passado; do Secretário Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Manoel Andreo de Aro; da atual Secretária Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Beatriz Renesto Faile; do Presidente do Conselho Comunitário de Trânsito de Jales, Roberto Vieira Lima; do Delegado Seccional Mauro Luis Truzzi Otero; além de autoridades locais e regionais, representantes da sociedade civil organizada, imprensa e da comunidade jalesense.

Também estavam presentes os familiares do homenageado Deonel Rosa Júnior, os irmãos Marli Rosa e Silas Rosa; a cunhada Carmen Lúcia Ricciardi Rosa; os sobrinhos Ana Luiza Ricciardi Rosa, Maria Eliza Ricciardi Rosa, Vinícius Ramalho, Pedro Ricciardi Rosa Ramalho e Lucas Ricciardi Rosa Ramalho.

O presidente da Câmara Municipal, Bruno de Paula, o chefe de gabinete, José Ângelo Caparroz, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi e a coordenadora de Planejamento da Rumo, Silvia Zanchetta ressaltaram a importância da construção do segundo viaduto e a gestão feita pelo prefeito Luis Henrique com o grande apoio do Deputado Federal Antonio Carlos Rodrigues para que este antigo sonho da população jalesense saísse do papel.

A construção do Viaduto Jornalista Deonel Rosa Junior teve a duração de 7 meses. A obra mobilizou cerca de 120 profissionais, entre empregos diretos e indiretos. No total, a estrutura tem 180 metros de extensão e 6,75 metros de altura, resolvendo uma das principais demandas de mobilidade urbana do município, considerando que centenas de veículos transitam na região diariamente.

Inclui uma alça de acesso que se inicia em um terreno na Avenida Jânio Quadros, no cruzamento com a Rua 2, passando sobre a linha férrea até chegar na Rua Osvaldo Cruz, no Jardim Aclimação. O viaduto é de mão dupla, proporcionando maior agilidade e segurança no trânsito de nossa cidade.
Silas Rosa, irmão de Deonel, que falou em nome de todos os familiares disse que “para nós da família foi incomensurável quando soubemos que o nome do meu irmão Deonel Rosa Júnior iria denominar este viaduto. Meus pais Casemira e Deonel, de onde estiverem, devem estar radiantes pelo o filho que geraram. E eu e a minha família queremos externar todo o nosso agradecimento pelo o que Jales fez pelo meu irmão. Muito obrigado por esta linda homenagem”.

O prefeito Luis Henrique falou sobre o nome dado ao viaduto, uma merecida homenagem ao Jornalista Deonel Rosa Júnior, um dos ícones e nomes mais expressivos do jornalismo jalesense: “Nos sentimos honrados e muito felizes em dar a este viaduto o nome do Deonel, reconhecido jornalista que ajudou a construir a história da nossa cidade. O Deonel fez parte de momentos importantes da minha vida, assim como da vida de muitos jalesenses. Merece este reconhecimento tendo seu nome perpetuado em uma obra desta grandeza”.

O chefe do poder executivo jalesense também parabenizou a Rumo pela execução da obra em tempo recorde e pelo alto investimento feito no município, ressaltando a importância do Deputado Federal Antonio Carlos Rodrigues na viabilização do viaduto. “Jales é a cidade que acolhe e com toda a certeza o meu amigo, deputado Antonio Carlos, acolheu Jales como se fosse a sua segunda casa. Se hoje este grande sonho se tornou uma realidade, ele teve um papel muito importante neste processo e nós seremos imensamente gratos por tudo o que o deputado fez, tem feito e ainda vai fazer por nossa cidade”.

O Deputado Federal Antonio Carlos Rodrigues destacou a gestão do prefeito Luis Henrique para que a construção do viaduto se tornasse uma realidade pois “agora que esta grande obra foi inaugurada aparece muita gente querendo ser o ‘pai da criança’. Esta história começou diferente. Este projeto estava guardado, mas quando o prefeito Luis e sua vice Marynilda chegaram em meu gabinete até me assustaram quando me disseram que queriam um pontilhão da Rumo. Os prefeitos vão ao meu gabinete solicitar emendas e recursos, mas eles solicitaram um viaduto. Foi aí que eu comecei a trabalhar nisto. Tinha projetos sim, mas nós demos o pontapé final para que ele acontecesse. Foi a dupla Luis Henrique e Marynilda que pediu e eu lutei e consegui para que isto saísse, e tenho testemunhas disto. Parabéns meu amigo Luis Henrique, minha amiga Marynilda, à Rumo e a todos que se envolveram para que este sonho se tornasse realidade.

Após os pronunciamentos, todas as autoridades se dirigiram ao viaduto para o descerramento da placa e corte da fita inaugural. Em seguida, veículos do SAMU, Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Delegacia Seccional de Jales, Detran, Polícia Militar de Jales, Polícia Civil, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros marcaram a abertura oficial do viaduto para o tráfego realizando uma volta simbólica.

Notícias relacionadas