A inédita participação de Votuporanga no calendário do Dia Internacional da Animação contou com a presença de mais 600 pessoas, segundo dados dos organizadores. O evento aconteceu no domingo (28), na Concha Acústica “Prof.º Geraldo Alves Manchado”.
A mostra reuniu, durante duas horas, 23 animações de curtas-metragens nacionais e internacionais. Os filmes exploravam temas como abstratos, infantis, romance, comédia, literatura de cordel, folclore e drama.
Antes da abertura do Festival, o professor da Unifev (Centro Universitário do Evento) e organizador, Luciano Dami, apresentou as criações realizadas na semana que antecedeu o evento, por meio de oficinas ministradas por ele e o jornalista especializado em animação, William Lopes. As aulas ocorreram de segunda-feira a sábado nos campi Centro e Sul da instituição e no Senac, por meio do projeto “Casa Aberta”.
A iniciativa resultou em mais de 70 trabalhos em animação, que usaram as técnicas em stop motion — processo de animação na qual se trabalha fotografando objetos —; fotograma por fotograma — quadro a quadro.
Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Enquanto o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, tem-se a ilusão de que os objetos estão se movimentando. É através do stop Motion que são criadas animação com recortes, com bonecos, massinha, arame, objetos, etc.
De acordo com o professor, as oficinas estenderam o cronograma de atividades, credenciando Votuporanga como a cidade com maior programação e atrativos de animação do festival em todo o Brasil. “Nosso objetivo era multiplicar as informações sobre os vários formatos possíveis de animação, para produzir um trabalho desse, sendo o principal objeto a criatividade, que é o grande segredo da técnica”, explica.
Segundo Dami, o sucesso de público e crítica deve viabilizar outros eventos que tenham a animação como destaque. “O número de participantes foi realmente surpreendente, temos alguns projetos a serem colocados em práticas. Vamos realizar reuniões com nossos apoiadores para encontrarmos uma data viável”, conclui.
O Dia Internacional da Animação aconteceu simultaneamente em 51 países. No Brasil foram 50 cidades, e no estado de São Paulo apenas 13. Votuporanga foi a única na região.
A promoção parte da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Em Votuporanga o evento foi idealizado pela produtora Desentupidora de Idéias, de Luciano Dami e Daniela Violin, e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Votuporanga – Secretaria de Educação e Cultura, Centro Universitário de Votuporanga-Unifev, Senac Votuporanga e CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte) de Votuporanga.