quinta, 7 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Dezembro de 2013 registra diminuição da criminalidade em Fernandópolis

Dados não oficiais obtidos por CIDADÃO, no último dia 9, demonstram que a taxa de furtos ocorridos em Fernandópolis, praticados a residências e a pessoas em geral assim como roubos…

Dados não oficiais obtidos por CIDADÃO, no último dia 9, demonstram que a taxa de furtos ocorridos em Fernandópolis, praticados a residências e a pessoas em geral assim como roubos entre outros delitos, caíram no período referente ao mês de dezembro se comparado ao ano passado.

Os números apontam que em 2013 cerca de 67 furtos em geral foram registrados no período de festas em comparação ao número de 75 furtos em 2012. Os casos de roubo também diminuíram, sendo registrados apenas dois este ano e seis no ano passado.

Por outro lado, dois homicídios aconteceram na cidade no mês de dezembro. Procurado pela reportagem de CIDADÃO o comandante do policiamento do município Capitão Wilson Cardoso explicou que ambos os casos tinham cunho passional, o que dificilmente pode ser evitado pela Policia Militar. Em relação a diminuição de muitos delitos, o número de casos de furtos a automóveis ainda se faz relevante e aumentou em comparação ao ano passado. Foram 16 automóveis furtados em 2013, sete a mais do que em 2012.

Apesar dos números não serem oficiais, o comandante do policiamento explica que os furtos a automóveis acontecem de forma esparsa e em vários pontos da cidade. Em sua grande maioria cometida por menores de idade. Além disso, Wilson explica que muitos casos poderiam ser evitados se a população utilizasse os cuidados necessários que a Policia Militar chama de “Prevenção Primária”. Atitudes como não deixar chaves de ignição no contato de automóveis assim como o resguardo dos veículos em uma garagem segura podem evitar inúmeros incidentes.

Também na última semana CIDADÃO pode acompanhar parte de uma reunião onde oficiais das cidades de Fernandópolis, Jales, Votuporanga, Santa Fé do Sul e Nhandeara avaliavam os dados conseguidos em 2013 para modificações na forma de realizar o policiamento como também novas diretrizes para lidar com a criminalidade.

Em conversa com a equipe de reportagem Capitão Wilson enfatizou que Fernandópolis apresenta números de criminalidade normais para uma cidade de seu porte e que os crimes de maior incidência não possuem caráter violento.

Vale lembrar que no começo de janeiro a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou números que tratam dos furtos registrados em Fernandópolis no mês de novembro. Na ocasião, 57 furtos de caráter geral foram identificados, além de mais outros 22 praticados a automóveis.

Notícias relacionadas