Na quarta-feira (18), dez crianças, entre 10 e 13 anos, desmaiaram e várias outras passaram mal em uma escola pública do Distrito Federal. O motivo foi a fumaça de uma queimada nas proximidades do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 19, em Taguatinga, que obrigou a instituição a interromper as aulas.
A fumaça tomou conta das salas de aula rapidamente. Por ser um colégio de gestão compartilhada com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), os militares conseguiram atender as crianças prontamente. “Os alunos precisaram ser retirados e encaminhados para atendimento”, informou um dos bombeiros presentes no local.
No vídeo do momento, é possível ver uma estudante sendo carregada no colo até uma sala de atendimento. Outras imagens mostram alunos sendo atendidos no pátio do colégio. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar no dia chegou a 21%, com uma temperatura máxima de 33°C na região do Gama.
O CEF 19 possui 344 alunos no período da tarde, distribuídos entre o sexto e o nono ano. Por conta do ocorrido, muitos estudantes não conseguiram ir embora sozinhos e precisaram aguardar a chegada dos pais para serem levados para casa. As aulas foram suspensas após o incidente.
Além do CEF 19, outras 24 escolas públicas do Distrito Federal também tiveram suas atividades suspensas devido à fumaça das queimadas. Os colégios afetados estão localizados em regiões como Asa Norte, Cruzeiro, Varjão e Lago Norte, conforme informações da Secretaria de Educação.
Vale ressaltar que o Distrito Federal enfrenta um período de seca, somando 148 dias sem chuvas. Segundo o Inmet, a temperatura média esperada para setembro é de 29°C, mas todos os registros até agora estão bem acima da média. Na terça-feira (17), os termômetros marcaram 35,3°C na estação de Águas Emendadas, em Planaltina, sendo o dia mais quente do ano até o momento.