Os 22 milhões de veículos registrados no Estado devem começar a trocar as placas a partir do ano que vem.
Os novos modelos possuem código de barra e são feitos com uma película refletiva, que facilita a fiscalização de radares e câmeras.
O secretário de Gestão Pública, Julio Semeghini, disse ontem que as novas placas ajudarão a polícia a localizar veículos roubados ou sem licenciamento, trazendo mais segurança aos motoristas em casos de roubo e sequestros-relâmpagos, uma vez que o carro será identificado mais facilmente.
A partir de janeiro, todos os veículos novos já sairão da fábrica com a nova placa. Carros, motos, ônibus e caminhões que tiverem o acessório danificado também vão precisar substituí-lo quando forem passar por vistorias do Detran. A regra também vale para mudanças de município no registro do veículo. Embora não tenha definido ainda um cronograma para os veículos usados, o governo pretende trocar os acessórios de 80% da frota até 2016.
Os motoristas pagarão cerca de R$ 20 a mais pelos novos modelos. Os atuais custam R$ 65. A secretaria afirma que está negociando com fornecedores para reduzir o valor que será cobrado dos proprietários de veículos.
A previsão do governo é abrir a licitação para escolher a empresa em 60 dias.
Fonte:TV Bandeirantes