

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) disponibilizou em seu portal novos painéis de dados abrangendo veículos, habilitação e infrações. A novidade se soma às estatísticas de sinistros de trânsito já existentes, baseadas no Infosiga, plataforma que integra informações de diversos órgãos do sistema viário em níveis federal, estadual e municipal.


Os novos dados revelam, por exemplo, o panorama da frota de veículos ativos em Fernandópolis, que totaliza 64.378 unidades. A maior parte dessa frota, 74,3%, possui mais de 10 anos de uso. Veículos com até um ano de fabricação representam apenas 2,63% do total, com 1.693 unidades.
Em relação ao tipo de combustível, a gasolina lidera com 26.366 veículos, seguida de perto pelos flex, com 25.929. A cidade também registra uma pequena presença de veículos elétricos (30) e híbridos (13). Quanto aos tipos de veículos em circulação, destacam-se 31.432 automóveis, 12.379 motocicletas e 6.055 motonetas.
O painel de habilitação do Detran-SP aponta que Fernandópolis possui 52.587 motoristas, sendo 23.320 mulheres e 29.267 homens. Os dados também mostram a presença de 215 condutores com idade superior a 91 anos e 41 motoristas com mais de 100 anos.
Segundo o Detran-SP, o compartilhamento desses dados visa aumentar a transparência de suas ações para a sociedade, além de fornecer informações relevantes para pesquisas, trabalho da imprensa e estratégias de mercado.
“Fornecer dados dos nossos serviços à população implementa a transparência ativa: é um convite para que todos conheçam mais o Detran-SP por meio de números e de informações relevantes, possibilitando uma melhor compreensão do cenário do trânsito paulista”, afirmou Talita Rodrigues, diretora de Habilitação e Condutores (DHC) do Detran-SP.
