Começam nesta segunda-feira, 11 de agosto, as inscrições para a seleção de 50 novos examinadores de trânsito que vão atuar nas cidades de Jales, Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Urânia, Palmeira d`Oeste, Indiaporã, Estrela d`Oeste, Auriflama, Ouroeste e seções de trânsito vinculadas.
Promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), por meio de edital público complementar, o processo seletivo reforçará o quadro de profissionais que aplicam os testes práticos de direção, com o objetivo de melhorar o atendimento aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
São 50 vagas destinadas para os nove municípios. A remuneração mensal pode chegar a R$ 4 mil, dependendo da categoria de CNH a ser examinada. É a segunda seleção de examinadores para a região. A primeira foi realizada em outubro de 2013, quando dez examinadores cumpriram os requisitos para o credenciamento.
Os interessados podem se candidatar até o dia 9 de setembro. Basta preencher a ficha de inscrição no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e entregar a documentação (pessoalmente ou pelos Correios) na unidade do Detran.SP de Jales, de acordo com o edital: Rua Dez, 2.240 – Centro – CEP: 15700-000.
Informações adicionais sobre os documentos necessários e o edital completo estão disponíveis no portal do Detran.SP, na aba “O Detran”, em “Cadastro de Examinadores”.
Requisitos para ser examinador de trânsito:
De acordo com a Resolução 358 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), válida em todo o país, para ser examinador de trânsito é preciso ter pelo menos 21 anos de idade, ensino médio ou ensino superior, estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria a ser examinada, não estar com a CNH suspensa ou cassada e não ter cometido infração de trânsito gravíssima nos últimos 12 meses, entre outros requisitos.
Além disso, é preciso ter concluído o curso de examinador de trânsito, com credencial expedida pelo Detran.SP. A lista de instituições credenciadas está disponível no portal do Detran.SP, no link “Educação”.
A classificação dos inscritos obedece aos seguintes critérios:
1) Categoria habilitada, na seguinte ordem: AE, AD, AC, AB;
2) Data da 1ª habilitação mais antiga;
3) Data de nascimento mais antiga.