sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Detran pode cassar CNH de 58 motoristas

O Departamento de Trânsito (Detran) do Estado de São Paulo divulgou ontem lista de motoristas que podem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa em Catanduva. De acordo com…

O Departamento de Trânsito (Detran) do Estado de São Paulo divulgou ontem lista de motoristas que podem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa em Catanduva. De acordo com o órgão, 58 condutores da cidade podem ter a carta cassada.

Os condutores notificados correm o risco de ter suas carteiras suspensas se não se defenderem no prazo expresso na notificação. Caso contrário, serão julgados à revelia e estarão suspensos do direito de dirigir. A medida está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e na Resolução 182, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 9 de setembro, publicada em 9 de outubro de 2005.

Os motoristas que constam na lista do Detran são aqueles que atingiram pontuação igual ou superior a 20 pontos no período de 12 meses ou que foram autuados por infração gravíssima (7 pontos). Entende-se por infração gravíssima a prática de racha, dirigir embriagado, ultrapassar 50% da velocidade máxima ou pilotar sem capacete.

Só este ano, o Detran paulista divulgou nove listas com motoristas que podem ter a habilitação suspensa. Na listagem divulgada em agosto, 38 de Catanduva foram notificados. O número recente, portanto, representa aumento de 52% de um mês para o outro.

Penas
Os condutores com as carteiras suspensas perderão o direito de dirigir durante um período que varia de um mês a um ano, dependendo da gravidade das infrações cometidas. Para infratores reincidentes no período de 12 meses após o cumprimento do período de suspensão, as penalidades aplicadas variam de seis meses a dois anos.

Região
Além de Catanduva, outras cidades da região também têm motoristas com as CNH´s suspensas. É o caso de Itajobi, onde há dez nessas condições. Em Santa Adélia, são apenas três, enquanto que, em Novo Horizonte, são 14. (Enio Franco)

Notícias relacionadas