Um detento de 51 anos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Paulo de Faria (SP) morreu de tuberculose em um hospital de São José do Rio Preto (SP) na segunda-feira (25).
Atendimento médico e isolamento de outros detentos
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o homem foi atendido na unidade prisional após apresentar fortes dores de cabeça. Ele foi encaminhado à Santa Casa de Paulo de Faria e, posteriormente, ao hospital de Rio Preto para exames mais aprofundados no dia 13 de março.
Após a confirmação da tuberculose, a direção do CDP isolou todos os detentos que tiveram contato com o homem. Eles aguardam os resultados dos exames para determinar se também estão infectados.
Situação do presídio
Atualmente, o CDP de Paulo de Faria possui 1.157 presos, acima da sua capacidade de 823 vagas. A SAP informa que dois outros detentos estão em tratamento para tuberculose, mas na fase não transmissível da doença.
Investigação
O corpo do detento foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Civil investiga o caso. Um boletim de ocorrência foi registrado como morte suspeita.
Sobre a tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A doença afeta principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos.
A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos, é mais comum em pessoas com HIV, especialmente com sistema imunológico comprometido.
Prevenção e tratamento
A tuberculose pode ser prevenida com a vacina BCG, aplicada em recém-nascidos no Brasil. O tratamento é feito com medicamentos e dura cerca de seis meses.