A Amazônia Legal perdeu 185 quilômetros quadrados de floresta em agosto. O número está no último relatório do Sistema de Alerta de Desmatamento do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia.
De acordo com levantamento do Imazon, o Pará foi responsável pela maior parte do desmatamento. Sozinho, o estado devastou 75 quilômetros quadrados, o que representa 41 por cento do total de mata perdida. O restante da destruição aconteceu no Amazonas, em Rondônia, no Mato Grosso e no Acre.
Mas vale lembrar que a quantidade de vegetação destruída pode ser maior. É que, por causa das nuvens que costumam cobrir a floresta, foi possível fazer o monitoramento de só 80% do território da Amazônia Legal.
Em agosto de 2012, o Sistema de Alerta de Desmatamento conseguiu avaliar 84% da floresta, ou seja, uma área bastante semelhante à que foi monitorada no oitavo mês deste ano. Isso permite fazer uma comparação entre os dois períodos e chegar a uma boa conclusão: o índice de desmatamento diminuiu.
Isso porque, em agosto do ano passado, o desmatamento somou 232 quilômetros quadrados, uma quantia 20% superior ao total de perdas registrado no mesmo mês de 2013.