


Um desastre natural na região do Himalaia provocou destruição e mortes na fronteira entre o Nepal e o Tibete. O colapso de uma encosta de rocha e lama em um rio da região gerou uma forte inundação que varreu vilarejos nepaleses, deixando ao menos 95 mortos confirmados e centenas de pessoas desaparecidas, incluindo turistas de diversas nacionalidades.

Imagens de segurança registraram o momento em que a força da água e dos destroços destruiu edifícios, pontes, veículos e áreas residenciais. De acordo com autoridades do turismo no Nepal, mais de 380 visitantes estrangeiros e locais não foram localizados após a tragédia. No lado tibetano da fronteira, equipes de resgate também relatam danos em postos alfandegários e temem um número elevado de vítimas.
Investigações preliminares apontam que o deslizamento pode ter sido desencadeado por um tremor de terra de magnitude 4,4 registrado minutos antes da enxurrada, provocando o desprendimento de rochas e gelo que represaram o leito do rio. As operações de socorro enfrentam dificuldades na região montanhosa de Rasuwa, onde o transbordamento das águas impede o pouso de helicópteros de resgate. As autoridades locais emitiram alertas de evacuação para áreas ribeirinhas devido ao risco de novas inundações na região e nas planícies da Índia.









