Com as eleições para presidir o Tribunal de Justiça no biênio 2025/2026 se aproximando, nomes estão surgindo nos bastidores. Um deles é do desembargador Gilberto Giraldelli, que já comandou o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
O desembargador está prestes a completar 32 anos de magistratura e deve concorrer com outros possíveis nomes do Ministério Público (MPMT) e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT). Atualmente o comando do TJMT é de Clarice Claudino e Maria Erotides Kneip(vice-presidente).
Giraldelli é natural de Fernandópolis (SP), ele se formou em Direito em São José do Rio Preto, também no interior de São Paulo. Após concluir a graduação, seguiu para Mato Grosso, rumo à cidade de Pontes e Lacerda (448km a oeste de Cuiabá), onde instalou um escritório de advocacia.
Assumiu as funções na magistratura em 11 de junho de 1992, tendo jurisdicionado nas comarcas de São Félix do Araguaia, Colíder, Peixoto de Azevedo, Tangará da Serra, Santo Antônio de Leverger, Barra do Garças e Cuiabá.