Será compensador ao contribuinte quitar à vista o IPTU de Fernandópolis, até esta quinta-feira, dia 15, considerando o desconto de 10% concedido pela Prefeitura. O percentual representa três vezes que a correção aplicada sobre o tributo de 2006 e quatro vezes acima da previsão de rendimento da poupança para este mês.
Além de obter a vantagem do desconto, o contribuinte que quitar o carnê também se livra da correção monetária embutida no cálculo das parcelas, que acompanha as variações da Ufir (Unidade Fiscal de Referência), convertida em uma unidade exclusiva do município, a URM.
Para a Prefeitura, a concessão do desconto pode representar renúncia de até R$ 700 mil se os 32 mil carnês forem quitados.
A elaboração do plano de recebimento, contudo, levou em conta que um quarto dos contribuintes fazem o recolhimento em parcela única. O restante opta pelo parcelamento e uma parte – cerca de 20% – não paga o tributo dentro do exercício. A inadimplência do IPTU acumulada nos últimos quatro anos é próxima de R$ 4 milhões, com cobranças e execuções judiciais em andamento.