Araçatuba receberá a Oficina Multidisciplinar de Incentivo à Leitura, neste dia 21. O evento faz parte de uma série de ações programadas pelo Projeto Descobrindo o Tietê, uma parceria da AES Tietê com a Editora Horizonte, que conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Mais de 1500 escolas e bibliotecas públicas do ensino fundamental de dez regiões onde a AES Tietê atua serão beneficiadas coma distribuição de revistas, pôsteres e guias de incentivo à leitura sobre o rio Tietê. A promoção de encontros dinâmicos para educadores, que devem atender cerca de 40 profissionais em cada reunião de formação, vão ocorrer em Araçatuba, Baurú, Birigui Botucatu, Ibitinga, Jaú, José Bonifácio, Lins, Mococa e Mogi-Iguaçú.
O objetivo desta prática é apoiar os professores da rede pública na atualização de seus conhecimentos como item indispensável no processo de motivação e estudo dos seus alunos em sala de aula. Com essa capacitação, os professores irão aplicar os conhecimentos sobre o rio Tietê nas áreas de geografia, meio ambiente e história, matemática e português, através das informações atualizadas e dicas apresentadas.
A AES Tietê possui um parque de usinas composto por 10 hidrelétricas, tem capacidade instalada de 2,65 mil megawatts (MW) e responde por 12% da energia gerada no Estado de São Paulo e de 3% da produção nacional. A energia assegurada pela AES Tietê é suficiente para abastecer 5 milhões de residências.
As usinas estão localizadas nas regiões central, nordeste e noroeste do Estado de São Paulo. Cinco delas – Barra Bonita (Barra Bonita/SP), Bariri (Boracéia/SP), Ibitinga (Ibitinga/SP), Promissão (Promissão/SP) e Nova Avanhandava (Buritama/SP) – ficam no Rio Tietê.
A usina de Água Vermelha, com 1.396 MW de potência instalada, é a maior hidrelétrica da companhia, respondendo sozinha por mais de 50% da energia assegurada total da empresa. Está localizada o Rio Grande, na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas, no município de Ouroeste.
Há outras três hidrelétricas no Rio Pardo – Caconde (Caconde/SP), Euclides da Cunha (São José do Rio Pardo/SP) e Limoeiro (Mococa/SP) – e mais uma no Rio Mogi Guaçu, também denominada Mogi Guaçu.