Um flagrante de descarte irregular foi registrado no último sábado, dia 4, por populares que transitavam pela Avenida Teotônio Vilela, via que liga o bairro São Fernando/Brasilândia ao bairro Vitória e Recinto de Exposições Percy Waldir Semeghini.
Motoristas usam a via para descarte de lixo e materiais de construção civil, omitindo o descarte consciente em pontos oferecidos pela Prefeitura de Fernandópolis.
Esses moradores acabam sendo responsáveis pela poluição e degradação de APPs – Áreas de Preservação Permanentes e até nascentes de córregos.
O fato acabou sendo discutido durante a sessão da Câmara Municipal de Fernandópolis realizada nesta terça-feira, dia 7. Vereadores voltaram a cobrar senso da população e de moradores que acabam “emporcalhando” estradas rurais e municipais com lixo.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente alerta para a aplicação de multas para esse tipo de descarte irregular. Além de poluir o meio ambiente, o munícipe que comete esse ato prejudica outras pessoas que usam essas vias para se locomoverem.
A aplicação de multa para quem for flagrado dependerá da quantidade de lixo depositado irregularmente, do fator de cálculo e será baseada na Unidade de Referência Municipal – URM, com valor inicial de R$ 329,49 x o risco a saúde ou ao meio ambiente x o fator de cálculo que pode ser de 1 até 3. O valor ficará ainda maior se houver dejetos da criação de animais; resíduos associados a culturas da agroindústria, bem como da silvicultura; embalagens de defensivos, fertilizantes e insumos em local que há risco de contaminação das águas.
Ainda é mais barato contratar uma caçamba do que arriscar em levar uma multa.