quarta, 7 de outubro de 2026

Desaparecimento de jovem completa quatro anos sem respostas em Rio Preto e motiva campanha por coleta de DNA

O desaparecimento de Vinícius Ricardo Jacobi completa quatro anos sem desfecho em São José do Rio Preto. À época com 24 anos, o jovem saiu de casa para ir ao dentista, frequentou um salão de cabeleireiro e sumiu após atender a uma ligação telefônica e ir ao encontro da pessoa com quem conversou. Horas após o sumiço, na madrugada do dia 25 de agosto de 2022, a mãe do jovem localizou o veículo da família abandonado em um bairro da cidade.

Desde a data do registro da ocorrência na Polícia Civil, a família enfrenta a dor da incerteza e busca por informações sobre o paradeiro de Vinícius, que não possuía histórico de desaparecimentos anteriores nem inimizades conhecidas. Sem notícias do filho, a mãe, Miriam de Almeida, relata o drama contínuo e a falta de respostas que afeta os parentes ao longo dos anos. O caso reflete um cenário amplo no estado de São Paulo, que contabiliza 12 mil pessoas desaparecidas, liderando as estatísticas nacionais que superam a marca de 51 mil casos em todo o país.

Para tentar oferecer respostas a famílias nessa situação, o Estado de São Paulo participa de uma força-tarefa nacional voltada à coleta de amostras de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. O material genético coletado nos Institutos Médico Legais (IMLs) alimentará o banco de dados do Ministério da Justiça para cruzar informações e auxiliar na identificação em âmbito nacional. Na região de Rio Preto e Araçatuba, os parentes que possuem boletim de ocorrência e guia de encaminhamento policial podem comparecer às unidades locais do IML para realizar a doação de material biológico até a próxima sexta-feira (28).

Notícias relacionadas