A dermatologista Ana Paula Marthos, que vem trabalhando junto ao SAE (Serviço de Atendimento Especializado) no combate a Hanseníase, realizou na última quarta-feira (19/01) um treinamento para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede pública para falar sobre a doença.
O encontro aconteceu em virtude da Semana Municipal de Luta contra a Hanseníase, que ocorrerá de 24 a 28 de janeiro.
Na ocasião, os profissionais tiraram dúvidas, receberam orientações de como trabalhar com esses casos nas Unidades e como encaminhá-los para o atendimento específico.
Durante o treinamento, a médica citou as mulheres grávidas que possuem a doença e disse que o tratamento não deve ser interrompido mesmo nestes casos. “O bacilo não é transmitido ao feto pela placenta”, acrescentou a médica.
Segundo Marthos, a doença tem cura e os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes, que são acompanhados durante todo o tratamento, que varia de seis a 12 meses.
Mais informações sobre a Hanseníase podem ser encontradas no SAE pelo telefone 3405-1584.
Semana Municipal
Entre os dias 24 e 28 as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde da Família estarão orientando sobre a doença e realizarão exames dermatoneurológicos de suspeitos.
Além das atividades desenvolvidas dentro das Unidades, os agentes comunitários de saúde trabalharão nas ruas fazendo a busca ativa e distribuindo panfletos.
Na Unidade Básica de Saúde “Joaquim Belarmino Vieira”, situada no distrito de Simonsen, o atendimento acontecerá nos dias 22 e 23 de janeiro pela equipe do SAE.
E no dia 21, sexta-feira, uma funcionária do SAE estará na Vila Carvalho, orientando os pacientes e tirando dúvidas.