Nascida em Jales a cantora Dercione Assis de Matos Oliveira participou de marcantes eventos, sendo o mais recente, a interpretação do Hino Nacional na abertura do JORI 2012 (Jogos Regionais do Idoso de Jales). Tornou-se popular por abrilhantar eventos oficiais, sociais, religiosos e homenagens diversas.
Dercione traz a arte impressa no DNA. Seu avô materno foi maestro e professor de música. Do avô paterno, herdou o gosto pela dança. Dercione cresceu em um ambiente musical, ouvindo o canto afinado da mãe e dos irmãos mais velhos, interpretando canções da fase chamada “de ouro” (1930/1945), em que se consagraram Francisco Alves, Carlos Galhardo, Sílvio Caldas, Orlando Silva e outros. Dercione conviveu também no meio musical sertanejo raiz.
Como professora de artes, Dercione utilizou a música como principal ferramenta de ensino. Estima-se que tenha trabalhado com mais de vinte mil alunos nas salas de aula, desenvolvendo projetos com temas relevantes e de conscientização sobre a importância arte na conquista da cidadania.
A Prefeitura destaca e divulga artistas que incentivam e promovem a cultura em Jales, como Dercione.