sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Deputados da região apóiam fim da reeleição

Os deputados federais João Eduardo Dado (PDT) e Régis Fernandes de Oliveira (PSC), que possuem base eleitoral na região, apóiam a emenda constitucional que acaba com a reeleição de prefeitos,…

Os deputados federais João Eduardo Dado (PDT) e Régis Fernandes de Oliveira (PSC), que possuem base eleitoral na região, apóiam a emenda constitucional que acaba com a reeleição de prefeitos, governadores e do presidente da República.

Eles deram entrevistas nos últimos dias a vários órgãos de imprensa revelando esta posição, contrária ao que pensam os colegas da região e da maioria do interior paulista.

O assunto voltou à tona há uma semana, depois que o jornal “Folha de S.Paulo” trouxe notícias de que petistas e tucanos estariam conversando para pôr fim à reeleição. A reportagem aponta apoio do presidente Lula e dos governadores tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), que disseram ser favoráveis.

O fim da reeleição pode sair, inclusive, por uma emenda constitucional de Régis de Oliveira, que já possui assinaturas de 140 parlamentares. Para prosseguir nas comissões da Câmara, chegar ao Senado e ir à sanção do Congresso, a proposta do deputado que é natural de Monte Aprazível, precisa de 171 assinaturas.

Invicto

Apesar de instituída há 10 anos e aplicada nas eleições municipais de 2000 e 2004, a possibilidade de reeleição nunca foi aplicada em Fernandópolis. Nas eleições de 2001, Newton Camargo Freitas (morto em 2001) assumiu no lugar do ex-prefeito Armando Farinazzo (PSDB); em 2004, Rui Okuma (que morreu em 2006) foi empossado na saída do antecessor Adilson Campos (PT).

Farinazzo disputou a eleição e Adilson Campos, que sucedeu Camargo, optou pelo apoio a Okuma.

Notícias relacionadas