domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Deputado Itamar Borges pode assumir cargo no governo Doria

Itamar secretário? Ex-prefeito de Santa Fé do Sul e agora com domicílio eleitoral em Rio Preto, o deputado estadual Itamar Borges sonha com novo rumo na vida pública, trocando a…

Itamar secretário?
Ex-prefeito de Santa Fé do Sul e agora com domicílio eleitoral em Rio Preto, o deputado estadual Itamar Borges sonha com novo rumo na vida pública, trocando a atuação legislativa pela executiva, como era no início de carreira. Nos bastidores o lobby corre solto para que ele assuma o cargo de secretário estadual de Agricultura e Abastecimento.

Menos técnicos
A alteração seria uma forma de juntar a fome com a vontade de comer. Presidenciável, o governador João Doria estaria interessado em incrementar seu secretariado com um perfil mais político e menos técnico. Acredita-se que, desta forma, tenha mais munição para manter, conquistar e reconquistar o apoio meio que abalado no Estado por conta das medidas restritivas no funcionamento do setor produtivo.

Mais políticos
Com a ajuda de aliados, caso do MDB de Itamar, o secretariado mais político teria mais habilidade para pavimentar o caminho atualmente esburacado pela pandemia em meio aos protestos “Fora Doria”, que tem sido alimentado em carreatas e milhões de adesivos em carros de empresários e agroboys. Uma equipe mais política, em seus currais eleitorais, poderia potencializar o trunfo que Doria tem de mais forte no momento: a Coronavac do Instituto Butantan.

Vencer em casa
Tudo o que Doria não deve querer é o risco de disputar a Presidência começando com problemas no seu próprio Estado. Nunca é demais lembrar, aliás, que o noroeste paulista, território de Itamar, votou em peso em Bolsonaro, que alavancou o próprio Doria com o indefectível “Bolsodoria”. A região foi decisiva para Doria vencer Márcio França e levar o governo paulista.

Quem sairia
Para Itamar virar secretário, o governo precisa resolver o que fazer com Gustavo Junqueira. De perfil bastante técnico, o secretário de Agricultura, de 47 anos, natural de Orlândia, é formado em Administração pela FAAP e pós-graduado na Universidade do Arizona. É produtor rural em São Paulo, Minas e Pará.

Notícias relacionadas